Recebendo o bebê
Por Morena Borba
O Feng Shui desta casa pedia soluções para espaços de grande circulação, duas salas integradas e uma entrada utilizada como depósito e como transformá-los em um ambiente mais família para a chegada do bebê, onde fosse possível cuidar dele e trabalhar em home office até ele poder ir à escola.
Liberar a entrada criou um novo ambiente, capaz de receber as bicicletas e dar destaque ao altar com uma mesinha vermelha, que serviu de inspiração para a cor da parede. Vermelho é uma cor energizante, muito utilizada na entrada para que os moradores sejam impactados pela força deste tom e levem sua energia para a circulação.
O vermelho em seguida serviu como transição para o rosa e os tons terrosos do quadro, que foi mantido também pelas tonalidades, mas especialmente por estar em frente ao ambiente da criança, estimulando-a usar o banheiro. Tanto a tonalidade vermelha quanto as tonalidades terrosas servem ao setor do ambiente que, na linhagem do mestre Lin Yun (desenvolvida nos E.U.A. por volta da década de 70), localiza-se sob a influência do elemento Terra, que pode ser estimulado tanto com a própria energia da terra quanto a do fogo.
O que antes era apenas local de passagem tornou-se um ambiente mais receptivo, para acompanhar o novo cotidiano e integrar o espaço da criança ao home office da mamãe, que passou a trabalhar em casa para acompanhar seu desenvolvimento de perto. Isso permitiu também criar um ambiente para receber amigos e colegas de trabalho, após a reconfiguração total da casa e mudança dos antigos moradores.
A disposição do home office foi pensada para que as reuniões de equipe e projetos aconteçam mantendo o ângulo livre para o contato visual entre a mãe e a criança.
Inspiração Montessori
A pesquisa da médica Maria Montessori surgiu observando o desenvolvimento de crianças com necessidades especiais. Ela descobriu, então, que tais técnicas funcionam para todas as crianças, devido ao êxito conquistado por sua primeira turma. Assim, suas descobertas tornaram-se um método, o Método Montessori. Seguem alguns itens considerados para este ambiente:
O método consiste em criar pontes entre as atividades desempenhadas pelas crianças e sua autonomia, tornando possível serem realizadas de acordo com a própria vontade e sem a assistência dos adultos. Ao lado, oferecemos alguns itens que consideramos para definir este ambiente. Com o passar dos anos, as necessidades do bebê vão evoluindo e, com elas, o ambiente será modificado também. Por isso, estar atenta às relações que o ambiente estimula é muito importantes e o Feng Shui oferece práticas que facilitam todo o processo. Qualquer dúvida, é só perguntar aqui nos comentários, será um prazer ajudar.
- Colchonete no chão para não restringir os movimentos da criança, permitindo que ela brinque e descanse quando quiser;
- Espelho na altura da criança para se reconhecer como unidade individual;
- Brinquedos ao alcance da criança para estimular a autonomia e o auto-aprendizado;
- Cadeira para balançar mais próxima ao chão;
- Sofá próximo aos brinquedos para a criança se apoiar enquanto aprende a andar;
- Iluminação natural abundante.